terça-feira, 2 de junho de 2009

sobre o curso de biblioteconomia

O curso de Biblioteconomia originou-se de um curso destinado a professores primários, que havia sido criado em 1950 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, em convênio com o Instituto Nacional do Livro, com a duração de um ano. Em 1953 transformou-se em Escola de Biblioteconomia de Minas Gerais e sua duração foi ampliada para dois anos. A partir de 1957, o curso passou a ser de três anos. Em 1963, o curso foi incorporado à Universidade Federal de Minas Gerais, na qualidade de instituição complementar, anexa ao Departamento Cultural da Reitoria. Em 1966, o Conselho Universitário concedeu-lhe mandato universitário e a escola foi elevada à categoria de unidade da UFMG. Em 1998, foi implantada uma alteração curricular visando a formação de profissionais com perfis diversificados, através da criação de duas ênfases: gestão de coleções e gestão da informação. Em 2000 a Escola passou a chamar-se Escola de Ciência da Informação.
Características
O curso tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuarem na organização e gestão da informação e de coleções, a partir da compreensão crítica do valor social, econômico, político e cultural do conhecimento, visando a democratizar o acesso dos recursos informacionais, como meio de assegurar o exercício da cidadania. O curso mostra o ciclo de transferência da informação na sociedade, as necessidades e o comportamento das pessoas em relação à informação na sociedade, as necessidades e o comportamento das pessoas em relação à informação, a maneira como a informação é gerada e assimilada, as técnicas e procedimentos adequados para o controle, tratamento, organização e disseminação da informação registrada em diferentes suportes. O Bacharelado em biblioteconomia compreende dois ciclos. No primeiro ciclo Introdutório às Ciências Humanas-CICH-, estudam-se Política, Economia, Sociologia, Filosofia e Informação e Biblioteconomia. As aulas deste ciclo têm a duração de um semestre letivo e são ministradas na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas-FAFICH. No segundo Ciclo Profissional- minstrado na Escola de Ciência da Informação são ofercidas várias disciplinas que constituem desdobramento das seguintes áreas: Biblioteca e Sociedade, Produção dos Registros do Conhecimento, Controle Bibliográfico e Tratamento da Informação, Formação, e Desenvolvimento de Acervo, Disseminação da Informação, Administração de bibliotecas. O curso oferece duas ênfases: Gestão de coleções e Gestão da informação. A ênfase em gestão de coleções privilegia a atuação em instituições públicas e privadas representadas por bibliotecas e centros de informação. Tais instituições demandam um perfil profissional voltado para o planejamento e implementação de serviços adequados aos usuários e para a formação, organização e tratamento de acervos em todos tipos de suporte, não somente em livros e documentos, mas também em meios eletrônicos. A ênfase em gestão da informação privilegia atividades voltadas para o acesso e uso dos recursos informacionais, em quaisquer formas que se apresentem ou locais em que se encontrem, à medida que a necessidade por eles se fizer sentir.
Campo de atuação do Profissional
O bacharel em Biblioteconomia atua nos mais diversos tipos de organizações públicas e privadas, como profissional liberal, planejando e administrando unidades e sistemas de informação. Identifica as demandas dos usuários, atendendo-os através de acesso aos recursos informacionais. Seleciona, adquire e processa tecnicamente o acervo em todos os tipos de suporte (livros, revistas, jornais, recortes, mapas, plantas, patentes, partituras musicais, slides, fitas, vídeos, disquetes, CD-ROMS, redes eletrônicas etc.) visando sua armazenagem, recuperação e disseminação. Executa pesquisas bibliográficas, presta assessoria para a normalização de publicações periódicas, monografias, teses e outros. O Projeto de Lei do Senado no. 10, de 1992 e o anexo ao Parecer nº. 212 de 1998 determinam como privativo dos portadores de diploma de bacharel em Biblioteconomia o exercício da profissão de bibliotecário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário